quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Divulgação

Em Portugal, surgem anualmente 4500 casos de cancro da mama, sendo esta a doença maligna mais comum na mulher: representa 24 por cento dos casos de cancro e 18 por cento de todas as mortes por cancro. No mundo ocidental, o cancro da mama atinge uma em cada dez mulheres, com meio milhão de novos casos por ano, só na Europa.
Para promover o combate à doença, pela primeira vez, todas as associações nacionais de cancro da mama vão juntar-se nos próximos dias 28 e 29 de Setembro, das 9h às 19h, na Praça da Figueira, em Lisboa. Um tenda gigante vai acolher a acção “Amigos do Peito são para Sempre”, para receber doentes, familiares, médicos e público em geral.

A iniciativa é desenvolvida em parceria pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, Movimento Vencer e Viver, Associação Portuguesa de Apoio à Mulher com Cancro da Mama, Laço, Europa Donna Portugal, Viva Mulher Viva e Ame & Viva a Vida. A cerimónia de abertura ocorrerá amanhã, às 15h, e conta com a presença de Maria de Belém Roseira, Jorge Espírito Santo (Ordem dos Médicos), entre outros convidados. O público que aqui se deslocar poderá assistir a múltiplas palestras e workshops realizadas por especialistas médicos, doentes e pessoas solidárias com a doença, nomeadamente “O homem e a mulher com cancro da mama”, “A lei portuguesa e a incapacidade da mulher com cancro da mama”, “A importância da fisioterapia na reabilitação da mulher com cancro da mama”, “Cuidados de beleza com sessão de maquilhagem” e “Diagnóstico, nutrição e qualidade de vida no doente oncológico”.Será ainda possível ouvir o testemunho de uma mulher mastectomizada. Para além deste espaço dedicado às palestras, existirão outros dois, um onde as associações de doentes prestarão informações ao público e um outro dedicado à solidariedade, cujo montante angariado reverterá para todas as entidades participantes.
Sónia Santos Dias
27 de Setembro de 2007
in Sapo Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário