quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Casa Ecológica

Uma casa ecológica é uma casa saudável que respeita o ambiente e tira maior partido do que a natureza dá.
Por exemplo, uma casa com orientação a sul permite um maior aproveitamento da energia e luminosidade do sol. A escolha do isolamento térmico adequado é igualmente determinante, evitando perdas de calor no Inverno e ganhos de calor no Verão. Os materiais de construção são uma componente importante numa casa ecológica. Existem diversos materiais aconselhados, de baixo impacte ambiental na produção e ao longo da vida útil: cerâmica, isolamentos naturais (feitos de fibras vegetais, cânhamo e celulose), tintas biológicas, cal, vidro, ferro, cobre, plásticos ecológicos e pedra. O nosso comportamento na utilização da energia e da água é também fundamental na preservação dos recursos naturais e do ambiente. Opte por lâmpadas florescentes compactas e electrodomésticos de classe A, energeticamente mais eficientes, utilize equipamentos que funcionem com energias renováveis, tais como colectores solares térmicos e mini-turbinas eólicas e instale dispositivos adequados à poupança de água em torneiras e autoclismos. Estes pequenos gestos diários e escolhas acertadas em termos de equipamentos e de materiais tornam a nossa casa mais saudável e amiga do ambiente. O Planeta Agradece!

2 comentários:

  1. Infelizmente, e eu sei que trabalho na área da construção, nem sempre os materiais utilizados são os mais aconselháveis para o planeta...

    ResponderExcluir
  2. É bom recordar as preocupações ambientais que, juntando a este ambiente cor-de-rosa, ideal e sonhador, nos traz o prenúncio de um mundo melhor construído por pessoas mais maduras do ponto de vista cívico e humano.

    ResponderExcluir