Os hábitos alimentares são decisivos para a nossa saúde. Uma má alimentação pode contribuir, entre outros, para a obesidade, um dos maiores problemas de saúde pública que a Europa terá de enfrentar neste século.
A obesidade é uma doença que afecta adultos e crianças e exige uma educação alimentar o mais precoce possível, que aposte na descoberta dos sabores naturais e variados que a natureza tem para nos oferecer.
Para uma alimentação saudável é fundamental saber escolher e conjugar os alimentos, de forma variada, equilibrada e completa. Através da Roda dos Alimentos, criada em 1977 no âmbito de uma Campanha de Educação Alimentar, podemos orientar as nossas escolhas e combinações alimentares.
Mas é igualmente importante saber preparar correctamente os alimentos para as refeições, respeitando cuidados de higiene e de conservação que previnam a contaminação alimentar e garantam uma maior frescura dos produtos.
Aqui se relembram alguns conselhos:
Uma alimentação saudável é uma alimentação variada.
Coma de três em três horas.
Não salte refeições.
Não coma demais.
Reduza o consumo de sal.
Coma mais legumes e mais hortícolas.
Beba mais leite.
Não abuse das bebidas alcoólicas.
Modere a ingestão de açúcar.
E, se puder, opte por alimentos produzidos em agricultura biológica. Fazem bem à saúde e ao ambiente. E, assim, O Planeta Agradece!
in O Planeta Agradece
Eu tento sempre fazer uma alimentação o mais saudável possivel... mas quem trabalha o dia todo fora de casa por vezes torna-se dificil...
ResponderExcluir