terça-feira, 3 de abril de 2007

Palavra Nova

Hoje aprendi uma palavra nova : "triscaidecafobia"
Sabem o que é?
"É o medo das sextas-feiras 13.
Diz-se que dá azar, mas não passa de superstição.
Significa que, por causa do medo exagerado de alguma coisa, as pessoas passam a acreditar que, se fizerem isto ou aquilo, nada de mal lhes acontecerá.
E cada vez que o calendário marca sexta-feira 13, não sentem arrepios?
Muitas pessoas recusam-se a sair de casa nesse dia e a fazer seja o que for!
Tudo para evitar o azar previsto deste dia...
Com tantos dias existentes no ano, por que logo a sexta-feira 13 foi eleita como data que atrai azar?
Existem várias explicações:
Na mitologia dos vikings existem duas lendas sobre o assunto.
Para os nórdicos, sexta-feira era o dia de Friga, a deusa do amor.
Diz a lenda, que um dia ela resolveu vingar-se dos cristãos que tentaram acabar com a religião antiga dos países nórdicos. Reuniu 11 bruxas e o demónio para amaldiçoar todos os católicos que viam pela frente. O grupo, formado por 13 pessoas, dizem, aterroriza os cristãos da Europa do norte desde o século VIII (principalmente à sexta-feira 13).
Diz-se que Odin, o chefe dos deuses, estabeleceu o seu reino no norte da Europa. Para o administrar, fazer rituais religiosos e adivinhar o futuro, Odin escolheu 12 sábios e reuniu-os num banquete em Valhalla, a morada dos deuses nórdicos. Loki, o deus do fogo, apareceu sem ser convidado e armou uma grande confusão. Como invejava a beleza radiante de Balder, deus do Sol e filho de Odin, fez com que Hodur, o deus cego, o assassinasse por engano. Uma história que conhecemos melhor diz que na Última Ceia, os doze apóstolos jantaram com Jesus à mesa. Judas - o traidor - estava entre eles, assim o total era de 13 pessoas. Também aí o final foi infeliz: Jesus foi crucificado na sexta-feira seguinte. É daqui que vem a superstição de que 13 pessoas reunidas para um jantar é desgraça certa, e que a sexta-feira 13 era um dia de azar. Na antiga numeração hebraica (dos judeus), os números eram representados por letras. A letra que indicava o número 13 era a mesma usada para a palavra morte. O mesmo acontece nas cartas do tarot. Que sinistro! O mais engraçado é que hoje em dia esta superstição é universal, está em quase todas as culturas e nela acreditam ricos e pobres."
in Clube Júnior

2 comentários:

  1. óla!!!pois eu trenginha:) só tenho tido sorte..hihihipk foi a uma sexat-feira 13 k os meus piolhos tiveram alta da neotologia quando nasceram :))) bjs sónia,rodrigo e henrique

    ResponderExcluir
  2. Desejo-vos uma santa pascoa cheia de coisinhas boas....

    ResponderExcluir