terça-feira, 9 de janeiro de 2007

Zakopane

Zakopane – capital montanhosa da Polónia, no sopé das Montanhas Tatry, a mais famosa estação de ski, com microclima, aberta aos turistas todo o ano.
Zakopane é um importante centro de reunião para os amantes da neve pois é a estação de esqui mais importante da Polónia. A sua localização explica porque se iniciou em 1873 o desenvolvimento deste centro desportivo com a criação da Sociedade dos Tatras. Zakopane está situada nas faldas dos Tatras no vale do rio Bialy Dunajec. Embora a Segunda Guerra Mundial tenha destruido parte das instalações, estas têm-se reconstruído e modernizado oferecendo na actualidade todas as comodidades. O percurso por esta vila realiza-se através da Ulica Krupowki, a principal artéria desta cidade. Destacam o Museu dos Tatras onde pode-se desfrutar com mostras de etnografia, história, fauna, flora, geologia, trajes regionais e arte desta região montanhosa, a Igreja, modernista que contrasta com a Igreja de madeira situada um pouco mais longe e o cemitério com formosas lápidas. O percurso deve continuar pela Ulica Zamoyskiego onde encontra-se o edifício mais emblemático de Zapokane, a Dom Pod Jodlami, construída em madeira em 1879 por Stanislaw Witkiewicz, pintor que promoveu o crescimento desta vila. Próximo encontra-se o Centro Desportivo com o impressionante trampolim para saltos de 100 m de altura. Vale a pena visitar também o Mirador de Gubalowka, ao que pode-se aceder em funiculares ou de automóvel e onde se podem obter vistas panorâmicas de grande beleza.
Arredores de Zakopane
Os arredores de Zakopane se vem marcados por paragens de beleza natural inesquecíveis. Os Tatras, as montanhas de maior altitude da Polônia com o Monte Rysy de 2.499 m têm sido declaradas Parque Nacional. Se dividem em dos zonas, os Altos Tatras de granito e os Tatras Ocidentais, que contam com numerosas cavernas e formosos lagos alpinos (más de 100, como o de Morskie Oko "Olho do Mar"). Tanto a fauna como a flora são excepcionais. Destacam também Kuznice, ponto de partida para os alpinistas que desejam subir os 1.909 m de altitude do Giewont e, para os menos ousados, existe um funicular que leva até o mirante do povo desde o que podem-se admirar paisagens muito formosos. Jaszczurowa é o lago de maior tamanho dos que encontram-se em Os Tatras Ocidentais, com 34 quilômetros e meio de extensão. Desde este lugar natural pode-se aceder, caminhando durante quatro horas, ao Rysy, a maior altitude da Polônia. Durante o percurso pode-se desfrutar do Czarny Staw de 1.580 m de altitude e do Tanque Negro de 76 m de profundidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário