Guimarães será hoje designada capital europeia da cultura de 2012
Os ministros da Cultura da União Europeia (UE) vão designar hoje oficialmente Guimarães como capital europeia da Cultura em 2012, em conjunto com a cidade eslovena de Maribor, encerrando um processo de selecção iniciado em 2006
Reunidos em Bruxelas, os ministros dos 27, entre os quais José António Pinto Ribeiro, irão adoptar a recomendação elaborada, no final do ano passado, pelo painel de selecção europeu de avaliação das candidaturas, que confirmou o preenchimento de todos os requisitos por Guimarães e Maribor.
A candidatura de Guimarães a Capital Europeia da Cultura em 2012 foi lançada em 2006 pela então ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima.
Portugal e Eslovénia tinham direito a apontar as duas cidades para 2012, tendo a escolha portuguesa recaído, em Outubro de 2006, em Guimarães, classificada pela UNESCO Património da Humanidade, enquanto a Eslovénia elegeu Maribor, a segunda principal localidade do país depois da capital, Ljubljana.
A designação 'Capital europeia da Cultura' foi aprovada pelo Conselho em 1985, com o objectivo de contribuir para a aproximação entre os povos europeus.
O Porto, juntamente com a cidade holandesa de Roterdão, foi em 2001 a Capital Europeia da Cultura, este ano 'nas mãos' de Linz (Áustria) e Vilnius (Lituânia).
Lusa / SOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário