domingo, 3 de maio de 2009

Corrida Sempre Mulher juntou 2 mil pessoas e angariou 15.000€

Cerca de duas mil pessoas, entre alguns homens e muitas mulheres, aceitaram o desafio da Associação Portuguesa de Apoio à Mulher com Cancro da Mama e participaram na nona edição da Corrida Sempre Mulher, conseguindo angariar 15 mil euros.
O local escolhido foi a praia de Carcavelos, em Cascais, e mesmo debaixo de um sol tórrido e de um mar calmo que chamava a um mergulho, as atenções não se desviaram e a concentração foi toda para a pequena prova de cerca de três quilómetros pelo areal.
«Acho que estas iniciativas são muito importantes para alertar os nossos governantes para que exista mais apoio e para que ajudem as muitas pessoas que não têm possibilidades de se tratar para que as coisas sejam mais facilitadas», disse à Lusa Graça Ramos, 50 anos, uma das muitas participantes.
Edite Cruz, 58 anos, partilha da opinião da amiga e acrescenta que com estas iniciativas «melhora o alerta».
«Para nós estarmos atentas a todos os sinais que surjam e que efectivamente nos preocupa a todos», apontou.
Para a organização, que realiza esta corrida pelo nono ano consecutivo, há dois objectivos.
«Esta é uma iniciativa para sensibilizar o público para a patologia mamária e, por outro lado, junta-se o útil ao agradável e fazemos captação de fundos para a nossa nova sede», explicou a presidente da Associação Portuguesa de Apoio à Mulher com Cancro da Mama (APAM), Verónica Rufino.
A APAM, criada em 1999, é uma associação que se preocupa em apoiar as mulheres com cancro da mama desde que descobrem a doença «até ao fim da sua vida», como adiantou Calisto Melo, membro desta instituição.
«A nível de diagnóstico não é tanto a nossa vocação, servimos mais para apoiar a mulher no durante e no depois e o depois é até ao fim da vida (...) porque elas precisam do apoio, não só a nível médico, como a nível psicológico, a nível psiquiátrico ou jurídico e a nossa associação visa acompanhar a mulher desde que lhe é detectada a patologia até ao fim da sua vida», disse.
No final, a Corrida Sempre Mulher conseguiu angariar 15 mil euros, não só a partir da inscrição que valia 10 euros, como a partir de outros donativos, que vão agora para um fundo para as obras na nova sede e que a APAM espera poder iniciar em Setembro.
Diário Digital / Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário