quinta-feira, 7 de maio de 2009

Correr Contra O Cancro

14ª edição da Corrida Terry Fox realiza-se a 16 de Maio e arranca no Pavilhão de Portugal, em Lisboa

A corrida de solidariedade mais antiga do nosso país irá realizar-se no próximo dia 16 de Maio (Sábado), às 11 horas, junto ao pavilhão de Portugal no Parque das Nações, em Lisboa. Trata-se da Corrida Terry Fox que, já na sua 14ª edição, é promovida pela Embaixada do Canadá, a Roche e o Núcleo Regional Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC).
Sob o mote «Dê uma mão na luta contra o cancro» os participantes na corrida deste ano serão desafiados a deixar a marca da sua mão num mural, disponível no local de partida, que visa representar o apoio de quem contribui para a investigação do cancro em Portugal. Por cada "mão" deixada no mural a Roche doará um valor adicional de €2 à LPCC. Os fundos recolhidos serão aplicados no desenvolvimento de projectos de investigação nacional em oncologia.
Este ano, diversas figuras públicas portuguesas participam na Corrida, dão a mão na luta contra o cancro e deixam a sua marca no mural. Entre elas estão o embaixador Simão Morgado (nadador recordista nacional dos 50 e 100 m do estilo mariposa), e Carla Andrino (actriz), Fernando Alvim (locutor e apresentador de TV), Leila Marques (nadadora paralímpica e médica), Mafalda Arnauth (fadista), Mónica Sintra (cantora), Paulo Vintém (cantor e actor), Patrícia Tavares (actriz), Quimbé (actor e dobrador) e Vicky Fernandes (relações públicas), que apadrinham esta causa.
De acordo com a Presidente da LPCC (Núcleo Regional Sul), Manuela Rilvas, «todas as pessoas que participem na Corrida, e que deixem a marca da sua mão no mural, estão a dar a mão na luta contra o cancro, pelo que quanto maior for o número de participantes, maior será o apoio financeiro e o número de bolsas de investigação na área da oncologia, objectivo máximo desta iniciativa».
Para a S.E. Embaixadora do Canadá, Anne-Marie Bourcier, «é muito gratificante para nós, canadianos, ver que a mensagem de Terry Fox, ano após ano, passa tão bem em Portugal e que existe tanta cooperação em prol do progresso na luta contra o cancro. Procuramos, com a Corrida Terry Fox, auxiliar a área da investigação e proporcionar um melhor tratamento oncológico».
Segundo António Alberto Rodrigues, director-geral da Roche, «é com grande satisfação que, pelo quinto ano consecutivo, nos associamos a esta iniciativa que nasceu do sonho de um jovem que um dia idealizou um mundo onde existiria a cura para o cancro. Enquanto laboratório de investigação, que coloca o doente no centro do seu foco estratégico e que investe anualmente mais de 5 mil milhões de euros em investigação, a Roche torna esse sonho uma realidade, para milhares de pessoas em todo o mundo».
Terry Fox foi um jovem canadiano a quem, aos 18 anos, foi diagnosticado um carcinoma ósseo na perna direita, o que originou a sua amputação. Durante o seu internamento no Hospital, Terry ficou de tal modo impressionado com o sofrimento de outros jovens com cancro que decidiu atravessar o Canadá a pé, com o objectivo de angariar fundos para apoiar a descoberta da cura para o cancro. Com uma perna artificial, Terry percorreu a pé 5.000 Kms, durante 143 dias, tendo sido obrigado a interromper a meio esta corrida devido à progressão do cancro que lhe atingiu os pulmões. Nos mais de 30 países onde se organiza actualmente a Corrida Terry Fox já foram angariados mais de 260 milhões de euros para a investigação contra o cancro.
A primeira Corrida Terry Fox em Portugal realizou-se em 1994. Esta prova realiza-se anualmente com o intuito de obter verbas para a descoberta da cura contra o cancro. Até à data, já foram angariados cerca de 460.411 euros, representando a atribuição de 38 bolsas de investigação em prol da investigação científica contra o cancro.
in Sapo Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário