O conceito
Convidar os vizinhos para beber um copo ou partilhar uma refeição pode não resolver os problemas sociais, mas este simples gesto pode ser um princípio. Conhecer os vizinhos ajuda à coesão social, a uma melhor vida em conjunto e cria novos laços de solidariedade entre as pessoas.
O Dia Europeu dos Vizinhos tem lugar na última terça-feira do mês de Maio e visa combater a apatia permitindo o convívio. É uma grande oportunidade para as cidades e as associações de habitação social mobilizarem os habitantes, criando um espaço de encontro e de socialização. De seguida, caberá a cada cidadão organizar a sua própria festa, participando activamente.
A festa europeia dos vizinhos também oferece a possibilidade de reforçar os laços entre as cidades europeias, como geminações, ou através da nossa rede de parceiros. Na verdade, as trocas entre cidadãos europeus permite às cidades e associações de habitação social partilharem as suas experiência e boas praticas no que diz respeito à solidariedade entre vizinhos. Proporciona um sentimento de pertença comum e permite forjar uma identidade europeia baseada no convívio e na solidariedade.
Os objectivos
Juntar os seus vizinhos numa mesa, entre as 20h e a 22h, no dia 26 de Maio de 2009 e aproximarem-se, é a palavra de ordem.
A edição de 2009 pretende em Portugal aumentar o número de municípios aderentes e com isso aumentar o número de cidadãos envolvidos no evento.
Juntando-nos assim a cidades como Bruxelas, Praga, Atenas, Geneve, Roma, Luxemburgo, Birmingham, Ljubljana, Manchester, Brême, Paris, entre muito mais.
História
A ideia da Festa dos Vizinhos nasceu quando Atanase Périfan e um grupo de amigos em 1990 criaram a associação "Amigos de Paris" (Paris d'amis) no 17º bairro da cidade francesa, de forma a aproximar e mobilizar as pessoas contra o isolamento.
::1999 A associação lança a festa dos vizinhos no 17º bairro de Paris, mobilizando 800 vizinhos.
::2000 Já com o apoio da Associação de Câmaras Municipais de Franca, 30 municípios aderem a esta ideia. Aproximadamente pelo país juntaram-se 500 mil pessoas ao evento.
::2001 O sucesso aumenta e passam a 1,2 milhões de pessoas a festejar a Festa dos Vizinhos
::2002 2,1 milhões de pessoas espalhadas pelos quatro cantos de França aderem ao dia.
::2003 Dá-se a internacionalização da Festa dos Vizinhos. Com a entrada da Bélgica e de 10 cidades. Esta edição permitiu reunir no mesmo dia 3.000.000 de participantes.
::2004 Com o magnifico sucesso da Festa, torna-se no Dia Europeu dos Vizinhos. Com a adesão de 7 países, com uma participação de 3.4 milhões de europeus.
::2005 Portugal estreia-se na participação do evento, juntando-se assim aos 15 países da União Europeia.
::2006 O número de países aumenta, bem como a sua internacionalização. O Canadá adere ao Dia dos Vizinhos. 22 países fazem com que 6 milhões de cidadãos festejem o dia com os seus vizinhos.
::2007 Portugal é convidado a organizar o evento a nível nacional, aumentando assim o número de cidades aderentes. A Festa dos Vizinhos, reuniu 10 mil pessoas em 200 festas espalhadas pelas 21 cidades aderentes, reuniram-se 7 milhões de vizinhos em 27 países.
::2008 A Festa dos Vizinhos, reuniu 21 mil pessoas em 250 festas espalhadas pelas 25 cidades das 28 entidades aderentes. 8 milhões de pessoas foi o numero total a nível europeu.
Tem selinho no post de hoje pra vc.
ResponderExcluirbeijooo
Os meus vizinhos antigos eram 50.000 ****, os actuais nem por isso :( espero que com o tempo mudem...
ResponderExcluirBjcas