domingo, 19 de abril de 2009

CONSELHOS DE UM FILHO A TODOS OS PAIS DO MUNDO

«» Não me dês tudo aquilo que eu peço.
As vezes só o faço para ver até quanto tu me podes dar.

«» Não me grites
Respeito-te menos quando o fazes e também ensinas-me a gritar e eu não quero fazê-lo.
«»Não me dês ordens.
Se em vez de ordens às vezes pedires as coisas, eu fa-lo-ei mais rápido e com mais prazer.
«» Cumpre as tuas promessas boas ou más.
Se me prometeres uma prenda dás-ma e se merecer um castigo, dás-mo também.
«»Não me compares com ninguém, especialmente com o meu irmão ou irmã.
Se tu me fazes sentir melhor que o resto, alguém vai sofrer e se me fazes sentir pior que os outros serei eu quem sofre.
«» Não mudes com tanta frequência de opinião acerca daquilo que eu devo fazer.
Decide e mantêm essa decisão.
«» Deixa-me valer por mim próprio.
Se tu fazes tudo por mim eu nunca poderei aprender.
«» Não digas mentiras, nem me peças que eu o faça por ti.
Fazes-me sentir mal e perder a fé naquilo que tu me dizes.
«» Quando eu faço algo de mau, não exijas que te diga o porquê e porque o fiz.
«» Quando te enganas, nalguma coisa, admite-o
e crescerá o respeito que eu tenho por ti e ensinas-me simultâneamente a aceitar os meus erros também.
«» Trata-me com a mesma afabilidade e cordialialidade com que tratas os teus amigos .
O facto de nós sermos família não significa que não possamos ser amigos também.
«» Não me digas para fazer uma coisa quando tu não a fazes
eu aprendo aquilo que tu fazes embora não o diga, mas nunca farei o que tu me pedes e não o fazes.
«» Quando te conto os meus problemas, não digas
"Não tenho tempo para parvoices" ou "isso não tem importância"
trata de me compreender e de me ajudar.

«» Finalmente ama-me e diz-mo
Eu gosto de te ouvir dizer, embora não aches necessário dizer-mo.
Neo-farmaceutica

Unidade de nutrição infantil

Um comentário:

  1. Penso que li isto algures recentemente. E achei da maior pertinência. São os mecanismos psicológicos, as leituras por detrás dos gestos.

    Muito bom.

    Boa semana também... :)

    ResponderExcluir