segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Nova Linha Telefónica De Apoio Assinala Dia Mundial Contra O Cancro

O lançamento de uma nova linha telefónica de apoio aos doentes oncológicos assinala hoje o Dia Mundial Contra o Cancro, doença que mata mais de 20 mil pessoas por ano em Portugal e que é a segunda causa de morte no país.
De acordo com os dados da Direcção-Geral de Saúde (DGS), em 2005 o total de óbitos por tumores malignos foi de 23.232, mais 395 casos do que no ano anterior.
Segundo a mesma fonte, o cancro é a segunda causa de morte em Portugal, logo a seguir à morte por doença do aparelho circulatório.
O presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), Vítor Veloso, explicou por seu lado que "em Portugal, o cancro que vitima mais mulheres é o da mama, seguido dos tumores colorectal e do pulmão, enquanto o cancro do pulmão é o que provoca mais vítimas no sexo masculino, seguido do cancro colorectal e gastro".
Para assinalar o Dia Mundial Contra o Cancro "a boa surpresa que a Liga Portuguesa Contra o Cancro tem para todos os doentes oncológicos vai ser o lançamento da ‘Linha Cancro'", afirmou o presidente da LPCC.
"Trata-se de uma equipa de psicólogos e enfermeiros que dá apoio psico-emocional aos doentes, porque é importante saber que têm uma voz para os ajudar e os encaminhar para os locais de tratamento mais adequados e esclarecer quaisquer dúvidas que possam ter", explicou Vítor Veloso.
Mais do que informar, a linha visa "apoiar e ajudar os doentes a encararem a doença de uma forma mais positiva, ajudando-os a encontrar formas e forças para lidar com todas as implicações pessoais, profissionais e sociais da doença", explicou Vítor Veloso.
Através da "Linha Cancro" irá ser possível "esclarecer questões relacionadas com diagnóstico e tratamento e direitos legais das pessoas com cancro", como também recolher "informações sobre prevenção e rastreio", acrescenta o mesmo comunicado.
- O serviço estará disponível todos os dias úteis, das 17h00 às 22h00, através do número de 808 255 255. -
Durante este ano, a LPCC propõe-se também "reforçar a prevenção e estar presente em todo o país com o rastreio do cancro da mama, em colaboração com as Administrações Regionais de Saúde", adiantou Vítor Veloso.
Com Lusa
SIC
Também para assinalar o Dia Mundial Contra o Cancro, o Presidente da República associou-se sábado à segunda edição da Taça Portugal Solidário em golfe, que reuniu 70 mil euros para combater a doença, informou a organização do torneio.
Cavaco Silva apelou a que os poderes públicos facilitem o rastreio ao cancro da mama nas zonas rurais, onde as mulheres têm menos acesso à informação.
«É necessário que os poderes públicos facilitem as operações de rastreio principalmente às mulheres que não vivem nos grandes centros», afirmou aos jornalistas, depois de assistir às primeiras tacadas do torneio.
A Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC) anunciou por seu lado que para assinalar este dia vai organizar sessões de fotoeducação durante o mês de Março, em Lisboa e no Porto, destinadas a profissionais das áreas do ensino e da saúde.
A fotoeducação pretende educar «sobre os cuidados a ter no relacionamento com a exposição» solar e é «considerada com uma das estratégias fundamentais no combate contra o cancro cutâneo», de acordo com a APCC.
O cancro cutâneo é uma patologia que se encontra em crescimento a nível global, mas que, quando detectada precocemente, apresenta elevados índices de cura.
Lusa/SOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário