Portugal Diário
denuncia «publicidade enganosa»
O nome da região portuguesa do Algarve está a ser utilizada de forma «abusiva» em Espanha, para vender empreendimentos imobiliários, denuncia o deputado social-democrata Mendes Bota, que questiona o Governo sobre o que pensa fazer para que este «aproveitamento abusivo e enganador» seja evitado.
«Vão longe os tempos do Reino de Niebla, ou do al-Gharb que passava para lá do rio Guadiana. Há muitos séculos que está estabilizada a fronteira entre Portugal e Espanha, pelo menos no que ao Algarve diz respeito», refere o parlamentar num comunicado em se encontra anexada uma imagem de um cartaz publicitário, em que uma empresa espanhola anuncia um «resort» onde se lê: «Apartments in el Algarve (Ayamonte, Spain)».
«Mesmo no negócio imobiliário, onde se vendem ilusões que por vezes se transformam em pesadelos, existe um mínimo de seriedade que convirá exigir a todos os seus agentes», defende Mendes Bota.
Para o deputado, «publicitar a venda de apartamentos como se fossem no Algarve, mesmo que signifique o reconhecimento de qualidade da região, configura uma situação de publicidade enganosa».
Esta situação representa para Mendes Bota uma tentativa de «desviar os investidores para Espanha, com todo o prejuízo financeiro que isso implica para» Portugal.
O parlamentar pede, por esta razão, um esclarecimento do Ministério da Economia, a quem questiona se «tem conhecimento da situação» e «o que fez, ou pensa fazer para evitar este aproveitamento abusivo e enganador do nome do Algarve, em proveito estranho a Portugal».
Nenhum comentário:
Postar um comentário