terça-feira, 24 de julho de 2007

Partilhar Tarefas Domésticas Pode Salvar o Casamento!!!

Estudo americano
Salvar uma relação dá mesmo trabalho. A receita para um casamento feliz passa por lavar a loiça, levar o lixo para a rua, aspirar o pó… em suma, partilhar as tarefas domésticas
É o que diz uma sondagem americana feita a mais de duas mil pessoas por telefone, que tenta descobrir o que faz com que um casamento seja bem sucedido. O estudo é do Centro de Pesquisa Pew, que encontrou um número crescente de americanos adultos que consideraram que partilhar tarefas domésticas é o terceiro ponto mais importante no que diz respeito a um casamento bem sucedido. Este item está mesmo acima dos possíveis filhos do respectivo casal. No topo da lista da sondagem está a fidelidade, com 93 por cento de inquiridos a considerá-la ‘muito importante’. O segundo lugar vai para a sexualidade da relação, com 70 por cento dos respondentes. As tarefas domésticas vêm logo a seguir com 62 por cento, e só depois vêm o factor ‘crianças’. Os investigadores não encontraram diferenças de opinião entre homens e mulheres, ou entre jovens adultos ou adultos mais velhos, ou mesmo entre pessoas casadas e solteiras. A única diferença significativa registada foi que as mães que trabalham fora de casa dão maior importância à divisão das tarefas domésticas do que as que tratam da casa. Nem sempre as tarefas domésticas divididas pelo casal tiveram esta importância, visto que, numa outra sondagem realizada em 1990 os 62 por cento eram reduzidos para 47. Outros factores também referidos como ‘muito importantes’ foram um rendimento adequado (53 por cento), uma boa habitação (51 por cento), e mesmo crenças religiosas iguais (com 49 por cento). Concordância política foi o item com menos classificação da sondagem realizada de Fevereiro a Março, com apenas 12 por cento dos inquiridos a considerá-la ‘muito importante’.
SOL com agências

Um comentário:

  1. Eu consordo com a divisão de tarefas!!! O meu marido ajuda-me muito, e eu acho que depois de passar um dia inteiro a trabalhar se ele não me ajudasse era complicado.

    Beijocas

    ResponderExcluir