segunda-feira, 21 de maio de 2007

Grilos...

Grilo doméstico
Achetus domesticus
Aparência
Adultos - 20mm de comprimento. São, na sua maioria, castanhos claros, com um padrão preto na cabeça e no tórax. Têm dois pares de asas, mas só utilizam o par posterior para voar. Ciclo de vida
Cada fêmea deposita entre 50 a 100 ovos num substrato húmido. A eclosão dá-se em cerca de duas a três semanas. Os pequenos grilos demoram oito a doze semanas a atingirem a maturidade plena. Os grilos adultos vivem, geralmente, dois a três meses.
Hábitos
É o grilo macho que canta ou estridula para atrair as fêmeas. Para tal, esfrega os dentes da extremidade aguçada de uma asa na área áspera da outra, utilizando-a como arco. Os grilos preferem plantas tenras, mas também se alimentam de outros insectos e carne putrefacta. As patas traseiras estão modificadas para lhe permitir saltar.
E porquê esta postagem sobre Grilos??? Perguntam vocês...
Muito simples... Na sala do David (sala dos 3 anos - Jardim de Infância) existem vários animais: uma tartaruga, um peixe, um casal de piriquitos e... um Grilo!!! Ao Fim de Semana estes amiguinhos das crianças são distribuidos pelas suas casas: este Fim de Semana foi a vez de o David trazer para casa o Grilo. E que bem que ele canta!!!
Tive oportunidade de recordar os tempos de criança em que havia, nesta altura (Primavera/ Verão) um ou mais Grilos lá em casa.

3 comentários:

  1. É verdade!!!
    Lá onde moro, no Verão, pela fresquinha, ainda se houvem os grilos cantarem!!! É tão bom!!!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Pois eu cresci e continuo com as mesmas manias, de pegá-los na mão e ouvi-los cantar, gosto muito de estar em contacto com a natureza, só não os levo pra casa, já o fiz, mas agora deixo-os no seu habitat natural, onde eles ficam melhor ;)
    Bom matar saudades dos velhos tempos!
    Beijo Grande*

    ResponderExcluir
  3. Olá!!!
    Bicharada lá em casa não falta... o David é um amante dos bichinhos, até formiga quer levar para casa :)), mas dos grilinhos ainda não se lembrou...

    Bjcas
    Sandra

    ResponderExcluir